terça-feira, outubro 04, 2011

Proclamação da República – 5 de outubro de 1910


A proclamação da República (com a fuga da família real e a detenção dos Jesuítas) idealizada numa das mais divulgadas estampas produzidas pela abundante iconografia do novo regime. Libertação, harmonia e felicidade são uma constante da intensa propaganda republicana.


Coloridos postais ilustrados consagram o entusiasmo patriótico dos primeiros tempos da revolução.






E porque a República para todos é feita…


"Lisboa amanheceu hoje ao som do troar da artilharia. Proclamada por importantes forças do exército, por toda a armada e auxiliada pelo concurso popular, a República tem hoje o seu primeiro dia de História. A marcha dos acontecimentos, até à hora em que escrevemos, permite alimentar toda a esperança de um definido triunfo [...] não se faz ideia do entusiasmo que corre na cidade. O povo está verdadeiramente louco de satisfação. Pode dizer-se que toda a população de Lisboa está na rua vitoriando a república."
(Jornal O MUNDO de 5 de Outubro de 1910)


Os combates na rotunda, 5 de Outubro de 1910


Revoltosos nas barricadas, marcha com a bandeira da Carbonaria
A sublevação de Lisboa


Dirigentes republicanos na Câmara de Lisboa ao ser proclamada a República

"Hoje, 5 de Outubro de 1910, às 11 horas da manhã, foi proclamada a República em Portugal na Sala Nobre do Município de Lisboa, depois de ter terminado o movimento da revolução nacional. Constituiu-se imediatamente o Governo Provisório sob a Presidência do Dr. Teófilo Braga"
(Diário do Governo, 6 de Outubro de 1910)

Sem comentários:

Enviar um comentário