quarta-feira, junho 29, 2011

"Amadis de Gaula"



De 04-07-2011 a 17-07-2011
Paços de Ferreira - Outros Eventos

A Rota do Românico convida-o a conhecer o cavaleiro Amadis de Gaula, através da exposição documental e iconográfica que estará patente no seu Centro de Informação, no Mosteiro de Ferreira.
A inauguração da exposição decorrerá no próximo dia 4 de julho, segunda-feira, pelas 18.00 horas.
Organizada pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a mostra insere-se nas comemorações dos 500 anos da publicação de “Amadis de Gaula”, uma obra marcante do ciclo de novelas de cavalaria da Península Ibérica.
De autoria controversa, a versão mais conhecida é a de Garci Rodríguez de Montalvo, impressa em castelhano em 1508 e denominada “Los Quatro Libros de Amadís de Gaula”. No entanto, a maioria dos especialistas atribui a versão original ao portuense Vasco de Lobeira, que tê-la-ia escrito no século XIV.
Centrada nas ações e amores de um cavaleiro medieval, a exposição “Amadis de Gaula – Cavaleiro Medieval” funciona como suporte didático daquela época, numa transversalidade que contempla a Literatura, a História e a Música, assinalando-se aqui, que compositores como Lully, Haendel, Bach, Massenet e o português Ivo Cruz, dedicaram obras à figura do celebrado cavaleiro.
A recriação iconográfica do herói e da sua época foi concebida pela pintora Leonor Sousa Pereira.
A exposição estará patente ao público, no Centro de Informação da Rota do Românico no Mosteiro de Ferreira, até 17 de julho, de quarta-feira a domingo, das 10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 18.00 horas.
Posteriormente estará exposta no Centro de Informação da Rota do Românico na Torre de Vilar, de 3 a 31 de agosto, e no Centro de Informação da Rota do Românico no Mosteiro de Pombeiro, de 1 a 30 de setembro, no mesmo horário.

A entrada é gratuita.
Local:
Centro de Informação da Rota do Românico, Mosteiro de Ferreira, Ferreira, Paços de Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário