sexta-feira, agosto 06, 2010

“21 Dias com o Património”

“21 Dias com o Património” 02-08-2010
A Rota do Românico vai desenvolver a actividade “21 Dias com o Património” em mais dois monumentos: na Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e na Igreja de São Pedro de Abragão.
As sessões realizam-se no próximo fim-de-semana, sendo no sábado, dia 07, na Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, e no domingo, dia 08, na Igreja de Abragão, ambas pelas 16.00 horas.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.
O Castelo de Aguiar de Sousa situava-se na rede defensiva do território, a que os reis asturianos deram muita atenção. Em 995 foi atacado por Almançor no seu avanço para Braga e Compostela, no contexto da Reconquista. Encabeçou uma Terra na reorganização do território do século XI e um importante Julgado, já no século XIII. As ruínas revelam um castelo da primeira fase da edificação castrense cristã, com uma torre descentrada face à muralha de planta oval.
A Igreja de Abragão conserva a cabeceira da época românica, testemunho significativo da arquitectura românica do Vale do Sousa. No exterior, o friso composto por motivos geométricos recorda o modo de decorar as igrejas das épocas visigótica e moçárabe. Esta Igreja está documentada desde 1105. No entanto, a cabeceira que a tradição atribui à iniciativa de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, data do segundo quartel do século XIII.
A actividade “21 Dias com o Património” já percorreu, desde o início do mês de Julho, as Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde e do Salvador de Aveleda, os Mosteiros de São Pedro de Ferreira, de Santa Maria de Pombeiro e de São Pedro de Cête, a Ponte de Vilela e a Ermida da Nossa Senhora do Vale.
Depois da Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e da Igreja de Abragão, a actividade prossegue, no mês de Agosto, na Igreja de Boelhe (Penafiel), no dia 14, sábado, na Igreja de Cabeça Santa (Penafiel), no dia 15, domingo, na Igreja de Entre-os-Rios (Penafiel), no dia 21, sábado, na Torre de Vilar (Lousada), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 22, domingo, no Marmoiral do Sobrado (Castelo de Paiva), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 28, sábado, e na Igreja de Meinedo e na Ponte de Espindo (Lousada), no dia 29, domingo.
Na Igreja de Airães (Felgueiras) vai realizar-se no dia 18 de Setembro, sábado, pelas 16.00 horas, e no Mosteiro de Paço de Sousa e no Memorial da Ermida, ambos no concelho de Penafiel, em data a definir.

Sem comentários:

Enviar um comentário